sexta-feira, 22 de abril de 2011

Audiencia pública para debater a Universidade Distrital

  Discutimos na Câmara Legislativa em Audiência pública, na última sexta-feira (15), a criação da Universidade Pública do Distrito Federal. Contamos com a presença de por volta 100 estudantes, sendo cerca de 30 do CG. Entre os que compunham a mesa estavam: Luiz Cláudio Costa como representante do Ministério da Educação, a Secretária de Educação Regina Vinhaes , Marcius Siddartha que é membro do conselho nacional da Juventude Revolução e representando os estudantes de  Ensino Médio Ricardo Cavalcanti do Grêmio Estudantil CEM 01 (Gama).
  Consideramos positiva a discussão que abre a pauta da universalização do Ensino Superior. A maior parte dos estudantes oriundos das escolas públicas são impedidos de ingressar numa Universidade de forma gratuita.
  Em nossa intervenção ressaltamos a falta de perspectiva do estudante ao ter que passar por uma espécie de funil ao término do Ensino Médio e, a ineficácia do Vestibular em avaliar a nossa capacidade de prestar um Curso Superior. Enfrentamos uma concorrência desleal com os alunos das escolas particulares que pagam cursinhos e, não se desdobram prestando estágios para ajudarem nas despesas familiares. A Constituição garante o direito á Educação, queremos esse direito expresso em todos os níveis. Que venha a Universidade Distrital do DF, mas o que exigimos é vagas para todos. Livre acesso de verdade já!
  A Educação continua sendo tratada com descaso, temos aulas em salas deterioradas com ventiladores prestes a despencar, a péssima merenda e as quadras de esportes sucateadas. Expressamos a indignação pela falta de empenho do Governo e da Secretaria de Educação na conclusão do projeto de cobertura das quadras.
  A luta não cessa, é preciso unificar os estudantes para que todas as nossas reivindicações sejam atendidas. Vamos todos ás ruas bradar pela justiça social, para unidos alçarmos vôo á vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário