domingo, 15 de maio de 2011

Mil estudantes nas ruas por melhorias nas escolas!

   No último dia 06 participamos de um Ato em conjunto com Grêmio do CEM 02, Grupo de Oposição ao Grêmio do CEM 03, Comissão Pró-Grêmio do Ced 06, estudantes do CEMI, CEF 01 e CEF 02. Convocada pela Comissão Pró-UMES do Gama, a manifestação contou com a presença de aproximadamente 1000 estudantes que esbravejavam seus gritos de revolta diante do descaso em que se encontra a educação.
   Depois de mais de 100 dias de Governo Agnelo eleito, que em seus discursos prometeu tratar a educação como prioridade, não vimos nenhuma mudança nas nossas escolas. O Governo do PT que foi eleito para defender os interesses da juventude e dos trabalhadores caminha na contra mão, anunciando cortes de verbas nas áreas sociais.Não podemos ficar parados!
  Pedimos reformas estruturais urgentes nas escolas, a conclusão do projeto de cobertura das quadras, contratação dos professores concursados, melhorias no lanche, reativação dos laboratórios e a criação da Universidade Pública Distrital.

  A passeata deu-se da Administração do Gama até a DRE (Diretoria Regional de Ensino), onde entregamos a Carta de Reivindicações dos estudantes do Gama (abaixo), formamos uma comissão de três estudantes por escolas e fomos recebidos pelo Diretor da DRE, José Antonio que como todo representante do Governo repetiu o mesmo discurso demagogo de que tudo estava sendo encaminhado.
  Estabelecemos um prazo para que as reivindicações mais urgências como a chamada dos professores, a reconstrução do muro no CEM 01, a reforma no banheiro do CEF 02, a construção de uma acesso á quadra no CEM 03 e a reparação dos ventiladores, sejam atendidas até o dia 06 de Junho.
   O empenho dos estudantes que estiveram dispostos a levantarem das cadeiras de salas de aulas para lutar por melhorias, só prova ainda mais que a força do Movimento Estudantil está á todo o vapor. Chega de Entidade estudantil que funciona exclusivamente para nos explorar com venda de carteirinhas estudantis e golpe em formaturas. Precisamos de uma Entidade estudantil cuja direção é escolhida por eleições diretas e, tenhamos a participação em grupos de discussões e em debates, precisamos de uma Entidade estudantil combativa, que esteja nas ruas ao lado dos estudantes!

Carta de reivindicações dos estudantes do Gama

   Nas nossas escolas as estruturas estão sucateadas, merendas com pouca variedade, laboratórios inexistentes ou inativos, defasagem de professores e o tráfico de drogas aumenta a violência, são estes os principais problemas que enfrentamos no dia-a-dia escolar.
   Diante da crítica situação em que se encontra a educação, carente de investimentos reais, o Governo Dilma, foi eleito pelo povo trabalhador e pela juventude para defender seus interesses, mas após visita do FMI anunciou o corte de 50 bilhões e destes 3,1 bilhões na educação. Não aceitamos esses cortes! Exigimos da Dilma reversão dos cortes e 300 bilhões para a educação!
No CEM 01 parte do muro da escola caiu desde janeiro do ano passado, as salas de aulas deterioradas e a biblioteca desconfortável desestimulam o aprendizado. O CEM 02 necessita de reformas que facilitem o acesso dos deficientes físicos e, material didático gratuito, pedimos o fim das exigências dos professores de compra de apostilas. Estudantes do CEM 03 são prejudicados por acidentes ocasionados no difícil acesso a quadra. O CEMI não possui auditório, temos problemas com  rede elétrica e a falta de professores. No CED 06 além do atrito ocasionado pela mistura de estudantes de faixas etárias muito distintas os tetos das salas de aula gotejam em dias de chuva e, também não temos auditório. Nos CEF´s as irregularidades continuam: banheiros, telhados e tetos danificados, fiação elétrica exposta, lanchonetes interditadas em funcionamento e a constante falta de segurança.
   A maioria dos colégios não possui materiais esportivos e as quadras de esportes estão em estado lamentável, perdemos aulas em períodos chuvosos e de calor intenso, portanto exigimos de Agnelo a conclusão imediata das obras de cobertura das quadras de esportes das escolas do DF o quanto antes.
   Depois de 5 meses eleito o governador do DF, Agnelo Queiroz que em sua campanha assumiu compromisso de tratar a Educação como prioridade, não apresentou nenhuma mudança significativa na situação problemática de nossas escolas até o momento, por isso exigimos que todas as nossas reivindicações sejam atendidas:
 . Reformas estruturais urgentes nas escolas: Reparo nas salas de aulas, banheiros e quadras, manutenção dos ventiladores, implementação de bebedouros, construção de Auditórios e sistema de adaptação de acesso aos deficientes físicos;
    
. Cobertura imediata das quadras de esportes das escolas do DF;

. Passe livre ilimitado e irrestrito (pelo fim da burocracia e da empresa Fácil);

. Contratação dos professores desconvocados pelo GDF;

. Refeições saudáveis e de qualidade em todas as escolas;

 . Construção e reativação de laboratórios: física, química, informática em todas as escolas;

. Criação de Universidade Pública Distrital com campi em todas as cidades e com variedades de cursos em cada uma delas;

. Não ao genocídio da juventude! Combate às drogas, legalização é irresponsabilidade;
Comissão Pró-UMES do Gama:
(Grêmio CEM 01, Grêmio CEM 2, Grêmio CEF 02, Estudantes do CEMI, Oposição ao Grêmio do CEM 03, Comissão pró-Grêmio do CEF 01, Comissão pró-Grêmio do CED 06).