sexta-feira, 22 de abril de 2011

Audiencia pública para debater a Universidade Distrital

  Discutimos na Câmara Legislativa em Audiência pública, na última sexta-feira (15), a criação da Universidade Pública do Distrito Federal. Contamos com a presença de por volta 100 estudantes, sendo cerca de 30 do CG. Entre os que compunham a mesa estavam: Luiz Cláudio Costa como representante do Ministério da Educação, a Secretária de Educação Regina Vinhaes , Marcius Siddartha que é membro do conselho nacional da Juventude Revolução e representando os estudantes de  Ensino Médio Ricardo Cavalcanti do Grêmio Estudantil CEM 01 (Gama).
  Consideramos positiva a discussão que abre a pauta da universalização do Ensino Superior. A maior parte dos estudantes oriundos das escolas públicas são impedidos de ingressar numa Universidade de forma gratuita.
  Em nossa intervenção ressaltamos a falta de perspectiva do estudante ao ter que passar por uma espécie de funil ao término do Ensino Médio e, a ineficácia do Vestibular em avaliar a nossa capacidade de prestar um Curso Superior. Enfrentamos uma concorrência desleal com os alunos das escolas particulares que pagam cursinhos e, não se desdobram prestando estágios para ajudarem nas despesas familiares. A Constituição garante o direito á Educação, queremos esse direito expresso em todos os níveis. Que venha a Universidade Distrital do DF, mas o que exigimos é vagas para todos. Livre acesso de verdade já!
  A Educação continua sendo tratada com descaso, temos aulas em salas deterioradas com ventiladores prestes a despencar, a péssima merenda e as quadras de esportes sucateadas. Expressamos a indignação pela falta de empenho do Governo e da Secretaria de Educação na conclusão do projeto de cobertura das quadras.
  A luta não cessa, é preciso unificar os estudantes para que todas as nossas reivindicações sejam atendidas. Vamos todos ás ruas bradar pela justiça social, para unidos alçarmos vôo á vitória.

sábado, 2 de abril de 2011

Reportagem

  Na última Sexta-Feira tivemos a presença de uma emissora de Televisão no CG, em busca de denunciar os problemas gerados depois da queda de parte do muro da escola.
  A Direção do colégio enviou o primeiro documento a Regional de Ensino solicitando a reconstrução do muro antes do início do ano letivo passado, os estudantes entregaram em Novembro por meio duma Manifestação, também na Regional, um abaixo-assinado que hoje tramita no Departamento de Obras se afogando na burocracia.
  Corremos risco diário nas aulas de Educação Física, o tráfico de drogas migrou para dentro da escola e temos nossos vestiários arrombados,enquanto isso nenhum empenho foi tomado pelo Governo.
  Quando entrevistado o atual Diretor da DRE-Gama, José Antônio se comprometeu em solucionar o problema dentro de 60 dias.

Caravana com entrega da carta de reivindicações a Presidente!

  Marcamos presença na mega passeata que aconteceu dia 24 de Março na Esplanada dos Ministérios. Fomos movidos a indignação gerada pelos Cortes de 3,1 bilhões no Ministério da Educação que o Governo Dilma anunciou logo no início do mandato. A Presidente foi eleita para defender os interesses da Juventude, exigimos a recomposição imediata dos cortes nas áreas sociais.


  As escolas se encontram em estado precário, precisamos de investimentos urgentes e, investimentos reais. Portamos a bandeira dos 300 bilhões para a Educação, queremos uma Petrobrás 100% do povo e pedimos Passe Livre irrestrito e ilimitado para todos os estudantes.
   Cerca de 300 estudantes do CG decidiram fazer educação nas ruas, abandonando as salas de aulas para expressar a revolta dos oprimidos e, explorados por culpa das constantes crises de um Sistema Econômico ultrapassado.




sexta-feira, 1 de abril de 2011

Encontro Nacional de Grêmios

  É com imenso prazer que o Grêmio CG anuncia a sua participação no Primeiro Encontro Nacional de Grêmios Estudantis promovido pela UBES (União Brasileira dos estudantes Secundaristas), que ocorreu entre os dias 15 á 18 de Janeiro na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  Contamos com as presenças de Myllena Alcântra (Coordenadoria de comunicação), Jhonnata Martins (Coordenador de Relações Acadêmicas) e Ricardo Cavalcanti (Coordenador de Cultura). Fomos acompanhados de alguns dos representantes do Grêmio´ Atitude`` - CEM 02 e de uma estudante do CEM 03.
   A programação do Encontro dividiu-se entre grupos de discussões e oficinas, por isso fazíamos as divisões para marcar presença e garantir as intervenções do CG. No debate sobre 25 anos da Lei do Grêmio Livre e Democracia na escola, ressaltamos a importância que os Grêmios têm de Mobilizar os estudantes e forjar debates de Temas significativos para que não venhamos a ser usados como Massa de Manobra, frisamos também a importância de se ter uma UBES combativa e participativa no dia a dia das escolas, que priorize a luta estudantil e não os interesses governamentais. Enfatizamos a questão da Unidade das Organizações no lugar dos embates de torcidas que só enfraquecem o Movimento Estudantil
  Defendemos a Tese UBES É PRA LUTAR, na qual estavam incluídos a defesa pelo Passe Livre irrestrito e ilimitado em todo o país, o Monopólio estatal da Petrobrás, para que tenhamos os investimentos das riquezas nacionais destinadas ao povo e não a meia-dúzia da camada empresarial e, investimentos reais na área de educação, 300 bilhões já! 
  Conquistamos a aprovação de uma Caravana para a entrega de uma carta de reivindicações aprovada no último Congresso da UBES para a Presidente Dilma no dia 24 de Março.
   Foi de extrema importância nossa participação no Encontro, todo o conhecimento adiquirido e repassado no CEM 01 dará ainda mais impulso as lutas estudantis que devemos travar para transformar a realidade do Ensino Público brasileiro.